O que fazer com os Entulhos de Obras?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Os “entulhos” de obras, tecnicamente chamados de Resíduos de Construção e Demolição-RCD, estão entre todos os tipos de resíduos gerados em grandes municípios como os mais  representativos e volumosos (cerca de 50% do total).  

 

Esses são responsáveis por diversos danos ambientais e à saúde da população. Infelizmente é comum vermos esses resíduos espalhados em diversos lotes baldios, áreas públicas, margens de corpos hídricos e até tampando erosões, causando impactos ambientais inestimáveis. Geralmente áreas com grande focos de dengue e outras epidemias urbanas estão localizadas próximas à espaços de disposição irregular de entulhos. Sem contar que quando se cria uma área para disposição de entulhos, outros resíduos são dispostos no mesmo local. 

 

A reciclagem dos RCDs é uma alternativa viável economicamente, ambientalmente e tecnicamente. Porém a falta de vontade e atuação política vem impedindo a expansão desse setor. A reciclagem do RCD devolve ao mercado produtos (Agregados Reciclados) que são utilizados novamente para fins diversos, como base e Sub-base de pavimentação e concretos não-estruturais. Fins NOBRES para um rejeito sem serventia para os processos de construção.

Open chat
Precisa de ajuda?