Porque uma usina de reciclagem de entulhos cobra pelo recebimento?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Por Nelson Siqueira Neto, diretor técnico da RNV RESÍDUOS. Engenheiro Ambiental, Mestre em Energias Renováveis e Sustentabilidade.

 

“Somos frequentemente questionados sobre a cobrança pelo recebimento dos resíduos de construção e demolição. Existe uma grande ilusão que ganhamos duas vezes, pela entrada e venda de agregados”

 

 

Frequentemente somos questionados por geradores de entulhos (Resíduos de Construção e Demolição – RCD) sobre a cobrança pelo recebimento dos resíduos. Existe uma grande ilusão que as usinas faturam duas vezes com o mesmo resíduo. Mas garantimos, isso é só ilusão.

Explicamos os fatos.

A cobrança pelo recebimento do resíduo se deve ao grande trabalho e custos para o tratamento, triagem, preparação e também pela destinação dos resíduos considerados como rejeitos. Acreditamos que seja um senso comum que caçambas de entulhos espalhadas pela cidade são depósitos temporários de todo tipo de resíduo. É fácil encontrar nessas caçambas resíduos como: madeiras, sacarias, resíduos orgânicos, gessos, terras, latinhas, embalagens de alimentos e as vezes até resíduos perigosos.

 

Infelizmente essa é uma questão cultural brasileira. A recepção desses tipos de resíduos em usinas de reciclagem de RCD gera um grande custo. São necessárias muitas horas de máquinas, grande quantitativo de colaboradores e equipamentos para triar, segregar e preparar os resíduos para serem reciclados. Ainda, existe um custo elevado para transportar e destinar os rejeitos para locais licenciados para recebê-los.

 

Por isso a necessidade de cobrança pelo recebimento desses resíduos. Soma-se a esse fato, a necessidade de se vender os agreados reciclados por um preço menor do que os agregados naturais. Por questão de mercado e cultura da nossa população, só se aceita o material reciclado se esse tiver um preço menor que o natural. Os preços são normalmente 30% mais baratos, sem nenhum tipo de incentivo governamental ou isenções de impostos.

 

O caminho de transformar os resíduos recebidos pela usina em areias e britas para serem reutilizados é longo e custoso ($$).

Precisa de ajuda?